O Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 tem conquistado cada vez mais espaço na televisão aberta. A temporada de 2025 registrou um crescimento de 41% na audiência da TV Brasil e da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), consolidando o torneio de futebol feminino como um dos eventos esportivos de maior relevância no calendário nacional.
Segundo dados da Kantar Ibope Media, a grande final da competição, realizada em 14 de setembro e que consagrou o Corinthians como campeão da temporada, alcançou 228.697 telespectadores em todo o país.
Nas praças de Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, o alcance individual chegou a 152.039 pessoas, com audiência média domiciliar de 0,13. O número supera com folga os índices de 2024, quando a decisão havia marcado média de 0,11 e alcance de 121.776 indivíduos.
Além da final do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, a programação esportiva da TV Brasil e RNCP exibiu ao longo do ano mais de 130 horas de transmissões do futebol feminino, contabilizando 170 gols de diferentes campeonatos. A iniciativa reforça o papel da televisão pública na valorização da modalidade e na ampliação do acesso dos torcedores aos jogos.
Na RNCP, a final foi transmitida por 11 das 13 emissoras monitoradas e marcou média de 0,12, considerando o jogo e a cobertura pré e pós-transmissão. Em 2024, nove emissoras transmitiram o jogo da final e o alcance foi de 166.265 indivíduos.
“A TV Brasil e a RNCP comemoram os resultados alcançados. Estamos falando de transmissões que não apenas levam o esporte para milhares de lares, mas que também reforçam a importância da visibilidade e do protagonismo das mulheres no futebol”, afirma Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da EBC.
Para o levantamento, foram aferidos os seguintes mercados: TV Brasil (RJ, SP e DF), Grande Florianópolis (TV UFSC), Grande Goiânia (TV UFG), Grande Recife (TVU), Manaus (TV Encontro das Águas), Grande Porto Alegre (TVE), Grande Salvador (TVE Bahia), Grande Belém (TV Cultura do Pará), Grande Fortaleza (TV Ceara), Grande Belo Horizonte (Rede Minas) e Grande Vitória (TVE Espírito Santo).

A tela do futebol feminino
Além do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, a TV Brasil apresentou em seu cardápio as séries A2 e A3 do Brasileirão Feminino, além das categorias Sub-20 e Sub-17. Também foram transmitidas as emoções da Conmebol Copa América de Futebol Feminino. Em 2025, foram mais de 130 horas de jogo, passando por mais de 30 estádios e totalizando mais de 170 gols.
Com o Brasileirão Feminino Série A1, foi registrado um crescimento de 23% na audiência média em relação ao ano anterior, com destaque para as praças do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Nessas localidades, o aumento da audiência veio acompanhado com um aumento de alcance médio em 11% (de 122 mil domicílios por jogo para 135 mil) e aumento do tempo médio domiciliar de 16% – o que representou uma média de quase 4 minutos a mais por partida, de 24 minutos para 28 minutos.
Considerando a RNCP, o campeonato registrou aumento de 41% no alcance. Foram mais de 3,6 milhões de indivíduos em comparação com os 2,7 milhões de 2024. Os resultados demonstram que o futebol feminino está atingindo um público cada vez maior no país inteiro.
O aumento expressivo da audiência reforça a crescente popularidade do futebol feminino no Brasil e destaca a importância da cobertura televisiva para ampliar a visibilidade da categoria, impulsionando a modalidade dentro e fora de campo.





