Copa América Feminina 2025: tudo sobre o torneio no Equador

Copa América Feminina 2025
O Brasil conta mais uma vez com o talento de Marta para ratificar o favoritismo e conquistar o título da Copa América. (Foto: Lívia Villas Boas / CBF)

A décima edição da Copa América Feminina está a poucos dias de seu início. Entre os dias 12 de julho e 2 de agosto, no Equador e contará com dez seleções sul-americanas na disputa pelo título mais importante do continente. O Sportv transmite a competição na íntegra.

Atual campeã e maior vencedora da história da competição, a Seleção Brasileira chega para defender a hegemonia no torneio, após conquistar oito títulos nas nove edições anteriores.

Formato da competição

A Copa América Feminina 2025 será disputada em cinco fases. As dez seleções participantes foram divididas em dois grupos com cinco equipes cada. As seleções se enfrentam entre si dentro de cada grupo em turno único, totalizando quatro partidas por equipe na primeira fase.

As duas melhor colocadas de cada grupo avançam para as semifinais, fase que será disputada em jogo único, no formato mata-mata.

Em caso de igualdade de pontos na fase de grupos, os critérios de desempate seguirão a seguinte ordem:

  1. Confronto direto;
  2. Saldo de gols;
  3. Gols marcados;
  4. Menor número de cartões vermelhos;
  5. Menor número de cartões amarelos;
  6. Sorteio.

Seleções participantes

As seleções que disputarão o torneio são:

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Rodada de abertura

A primeira rodada da Copa América Feminina terá início no dia 11 de julho (sábado):

Grupo A – Estádio Banco Guayaquil, Quito (horários de Brasília):

  • Equador x Uruguai — 21h, dia 11 (sábado)
  • Peru x Chile — 18h, dia 12 (domingo)

Grupo B – Estádio Cooprogreso Gonzalo Pozo Ripalda, Quito:

  • Bolívia x Paraguai — domingo (13), 18h
  • Brasil x Venezuela — domingo (13), 21h

O que está em jogo

Diferentemente de outras edições, a Copa América Feminina 2025 não servirá como classificatória para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. A Conmebol deve organizar um torneio específico para essa finalidade.

Entretanto, o campeonato garante duas vagas nos Jogos Olímpicos de Verão de 2028, em Los Angeles (EUA), para a campeã e a vice-campeã. Já os terceiros colocados dos grupos A e B disputarão uma partida extra para definir o quinto lugar geral, importante para a classificação aos Jogos Pan-Americanos de 2027, que acontecerão no Peru.

As seleções que terminarem em 3º, 4º e 5º lugar garantem vaga no Pan. Caso o Peru — país-sede dos Jogos Pan-Americanos — fique entre os cinco primeiros, a vaga extra será repassada à sexta colocada da Copa América.

Histórico da competição

A Copa América Feminina foi criada em 1991 e, desde então, foi dominada por duas seleções: Brasil e Argentina. A Seleção Brasileira venceu oito das nove edições disputadas, enquanto as argentinas conquistaram o título apenas uma vez, em 2006.

Confira os campeões da Copa América Feminina:

  • Brasil – 8 títulos (1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022)
  • Argentina – 1 título (2006)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *