Grêmio busca primeira vitória no Brasileirão contra o Bahia em Eldorado do Sul

Grêmio
O Grêmio soma dois empates e uma derrota no Brasileirão (Foto: Caroline Motta / Grêmio FBPA)

Grêmio enfrenta o Bahia neste sábado (12), às 16h, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, em busca da primeira vitória no Brasileirão Feminino. A partida, válida pela quarta rodada da competição, será transmitida pela Grêmio TV, canal oficial do clube no YouTube.

Como chega o Grêmio

Ao contrário das expectativas, as Gurias Gremistas não começaram bem a temporada. Após serem eliminadas nas quartas de final da Supercopa do Brasil pelo Corinthians, o Tricolor Gaúcho também não conseguiu bons resultados nas primeiras rodadas do Brasileirão.

Na última rodada, antes da pausa para Data FIFA, o Grêmio empatou por 3 a 3 com o Palmeiras, em um duelo movimentado no qual chegou a liderar o placar em duas ocasiões. Com dois empates e uma derrota, o time soma apenas dois pontos e ocupa a 11ª posição na tabela.

Para este confronto, a técnica Thaissan Passos contará com o retorno da volante Bia Santos, que cumpriu suspensão diante do Palmeiras e volta a ficar à disposição.

Se há uma boa notícia no meio-campo, o ataque segue desfalcado. A atacante Brenda Woch, um dos principais reforços da temporada, sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho e está fora do restante do ano.

Como chega o Bahia

Apesar da eliminação nas quartas de final da Supercopa do Brasil, o Bahia vem surpreendendo em seu retorno à elite do futebol feminino. As Mulheres de Aço acumulam uma vitória e dois empates nas primeiras rodadas do Brasileirão, ocupando o sétimo lugar na tabela, com cinco pontos somados.

Para este jogo, o técnico Felipe Freitas não poderá contar com a goleira Yanne, expulsa na última partida contra o América-MG. Nágila, que já substituiu a titular na rodada anterior, deve ser mantida na equipe.

O Bahia também sofre com desfalques no meio-campo e no ataque. A meia Treyci e a atacante Juliana seguem no departamento médico, ambas em recuperação de lesões no joelho.

Regulamento do Brasileirão Feminino

Na fase inicial, as 16 equipes participantes jogarão entre si em um turno único, totalizando 15 rodadas. Ao final dessa fase, as oito melhores equipes avançam para as quartas de final.

A partir das quartas de final, as equipes competem em um sistema eliminatório (mata-mata), com confrontos de ida e volta. As semifinais e a final seguem o mesmo formato.

As equipes que avançarem às finais garantirão vaga na Copa Libertadores Feminina do ano seguinte. Há, ainda, a possibilidade de abertura de mais uma vaga. Para isso, o campeão ou o vice do Brasileirão 2025 precisa conquistar a taça da Libertadores deste ano. Neste caso, o terceiro colocado também se garante na competição sul-americana de 2026.

Além disso, o campeão do torneio disputará a Supercopa do Brasil contra o vencedor da Copa do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *