Recusa
Causou estranheza nos corredores do Fortaleza a recusa do convite feito pela Federação Paulista de Futebol para o clube participar da III Copa São Paulo de Futebol Feminino, entre os dias 25 de novembro e 13 de dezembro.
Tradição
Nos últimos dois anos, as Leoas do Pici têm demonstrado força na categoria. Participaram das duas primeiras edições da Copinha, em 2023 e 2024, e fizeram boas campanhas no Brasileirão Sub-20 de 2023, 2024 e 2025, quando alcançaram as quartas de final, sendo a melhor equipe do Nordeste nesses anos.
Revelações
De quebra, o Fortaleza tem revelado talentos nas divisões de base feminina, como a atacante Ravenna, convocada para a Seleção Brasileira sub-17, na Sul-Americano da categoria, além da dupla Tainá e Iany, vice-artilheiras do Brasileirão sub-20 deste ano, com 8 gols cada uma.
Rivalidade
Nada disso fez a direção demover da ideia de recusar a participação na Copinha para priorizar o Campeonato Cearense. O motivo é evitar o tricampeonato estadual do arqui-rival Ceará.
Trauma
Nem mesmo a campanha histórica no Brasileirão Feminino A2 deste ano, com a conquista do inédito acesso para a divisão de elite em 2026, apagou o trauma de ter perdido o estadual no final do ano passado.
Surpresa
Na ocasião, as Leoas eram francas favoritas, mas surpreendentemente perderam das rivais por 1 a 0 na final. O gol foi o único que a equipe sofreu ao longo de toda a competição, em que marcaram 59 gols em sete partidas.
Prioridade
“Temos uma política de utilização da base no profissional. O campeonato estadual esse ano começará mais tarde, gerando choque de calendário. Optamos por dar prioridade ao estadual”, explicou Erisson Matias, gerente das categorias de base do Fortaleza.
Sem novidade
A despeito do calendário encavalado, com o estadual disputado de 27 de setembro à 15 de novembro, a Copa São Paulo só começa 10 dias depois do término do Cearense Feminino.
Preparação
Antes do estadual, as Leoas participam da primeira edição da Copa Maria Bonita, em Recife (PE), entre os dias 2 e 11 de outubro, com a participação de nove estados do Nordeste.





